então rumo ao post!!
Action Figure ou figura de ação não são bonequinhos (isso é afronta pra quem coleciona). O termo action-figure ou figura de ação foi usado primeiramente pela Hasbro em 1964, ao introduzir sua linha G.I. Joe. Até o momento só havia as chamadas “Dolls” pelos norte-americanos, que eram bonecas ou bichos de pelúcia feitos especialmente para as meninas. Daí criou-se a necessidade de um novo termo para os brinquedos para os meninos.
G.I. Joe era inicialmente uma linha de figuras de ação de tema militar na escala 1:6. Era possível trocar a roupa e o equipamento do boneco, com acessórios inclusos ou vendidos separadamente, como nos bonecos e bonecas para meninas, mas a proposta era mais voltada para brincadeiras de ação, daí os termos “action figure” (figura de ação) ou “action soldier” (soldado de ação). Eram heróis de guerras e aventuras, diferentes das “dolls” (bonecas).
Atualmente, o que ocorre é que aquelas crianças fanáticas por action figures (utilizados até então como brinquedos), cresceram e deram origem à um nicho de mercado muito peculiar: os colecionadores.
Para ser colecionador de action figure o sujeito tem que ter sangue no olho e dinheiro no bolso. Exageros a parte, mas é que há os mais extremistas, que pagam centenas, ou até milhares de “dinheiros” para conseguir um exemplar raríssimo de algum boneco lançado há décadas.
Quando o objeto encontra-se intacto, com a embalagem original, os preços podem chegar à valores considerados por alguns como absurdo.
Créditos de pesquisa: Blog Cotidiano.
Apphu ^^






