Viagem no Tempo retratada e marcada na cultura pop
Resolvi fazer este post especial sobre viagem no tempo, pois considero o assunto interessante, além de ter aquele sabor especial de Ficção Científica e, portanto, um tema bem nerd mesmo. Viagem no tempo se refere ao conceito de mover-se para trás e para frente através de pontos diferentes no tempo, em um modo análogo à mobilidade pelo espaço. Mas por que a ideia de poder viajar no tempo é tão interessante? Uma vez em que começamos a falar sobre isso, logo nos vem à mente aquele filme divertido, nerd, do qual todo mundo gosta e que não poderíamos deixar de falar: De Volta Para o Futuro!
Apesar de não ser necessariamente um filme de Ficção Científica (já que se trata de uma aventura), é provável que a estória de Marty McFly e do seu amigo Doc Emmett Brown seja a mais famosa e recorrente menção ao tema. Como não se apaixonar pela aventura do garoto que volta ao passado, na época do colegial dos própios pais, e que precisa arrumar o namoro entre eles, pois sua mãe acabou se apaixonando por ele mesmo, seu futuro filho? É realmente uma situação engraçada. Mas, por mais maluco que o filme seja, com certeza foi um marco do cinema mundial e que nos encanta até hoje. Apesar disso, é óbvio que este não foi o único filme desse estilo. Podemos citar muitos aqui, e digo muitos mesmo, entre os quais está outra aventura nerd, do nosso eterno Neo, Keanu Reeves: Bill e Ted!
Eu poderia dizer que este filme é ainda mais maluco que o anteriormente citado, pois são dois rockeiros adolescentes que usam uma cabine telefônica para viajarem no tempo, e apenas com o intuito de poderem passar na exame de História e, dessa forma, montar a sua banda de rock. Wait, what?! É isso mesmo que vocês leram, meus amigos. E acreditem ou não, esses dois personagens viraram ídolos nos anos 90. Vai entender, né?
Além desses, ainda temos filmes como: O Exterminador do Futuro, A Máquina do Tempo, de 2002 (que na verdade é um remake do filme de mesmo nome, de 1960), Déjà Vu, Donnie Darko, Efeito Borboleta, O Vôo do Navegador (quem lembra desse, hem? clássico xD!), Alta Frequência, e até mesmo um filme brasileiro, O Homem do Futuro, de 2011, e muitos outros mais, cada um deles tocando no assunto a sua maneira. Em resumo: tem pra todos os gostos!
Mudando um pouquinho a mídia, poderíamos mencionar os jogos que falam sobre o tema e/ou que envolvem viagem no tempo. Acredito que o jogo mais famoso relacionado ao assunto seja este, cuja arte e design ficou a cargo de ninguém menos do que Akira Toriyama, criador deDragon Ball: Chrono Trigger!
Lançado para o Super Nintendo em 1995, e aclamado como um dos melhores RPGs da história, Chrono Trigger nos mostra inúmeras referências a eventos e nomes de mitologias, lendas e História da humanidade. O jogador controla o protagonista e seus companheiros pelo mundo fictício do jogo, composto por diversas florestas, cidades, cavernas e, obviamente, através do tempo, já que os sete personagens controláveis de Chrono Trigger vêm de diversas eras. Apesar de não ter sido tão revolucionário e de ter feito menos sucesso, ainda vale mencionar a sua sequência, que também foi um ótimo jogo da sua geração e ainda focado na viagem do tempo: Chrono Cross!
Também podemos falar da geração mais atual de jogos (e que já não é tão atual assim), e os que me vem à mente são os títulos de Prince of Persia, como: Sands of Time e The Two Thrones.
Com elementos de ação, aventura, e uma bela pitada de parkur, nesses jogos você controlava o protagonista da série, Prince, que possuía o poder da "Adaga do Tempo". Com a Adaga em mãos, Prince era capaz de realizar quatro manipulações temporais por um período de aproximados dez segundos: voltar no tempo, desacelerá-lo, emitir ondas de choque com as "Areias do Tempo" e acelerar imensamente o seu corpo, o que o auxiliava durante o combate. Em geral, os jogos de Prince of Persia foram considerados um sucesso, recebendo uma nota média de 85% pelos críticos.
Se pararmos para pensar, é incrível a quantidade de material que já foi feito falando sobre viagem no tempo, e em todas as mídias possíveis: filmes, jogos, séries de tv, etc. Livros então, esse deve ter aos montes e, com certeza, o Isaac Asimov deve estar envolvido.
Sinceramente, eu acho a ideia de ser capaz de viajar no tempo um tanto assustadora. É claro que todos nós, em algum momento da vida, já desejamos ter esse poder, seja para voltarmos ao passado e mudarmos alguma coisa que fizemos de errado, ou para vermos o futuro com nossos próprios olhos e, quem sabe, antecipar eventos antes que aconteçam (ou não). Se chegasse alguém pra mim e me oferecesse esse poder, perguntando o que eu mudaria, eu iria responder: "Eu daria uma camisinha pro papai do Justin Bieber!". Mas isso sou eu, né? Cada um com seus desejos xD!
Como eu disse antes, me assusta um pouco a ideia de viagem no tempo. Acho que esse é um poder grande demais para qualquer ser humano possuir em mãos, e o paradoxo que isso poderia causar, seria capaz de levar a pessoa à loucura.
Bem, acho que já falei bastante, não? Então, pra finalizar, deixo aí um video bem bacana sobre o tema: O Guia do Viajante do Tempo!