domingo, 22 de março de 2015

Uma jornada imortal pelas Sombras de Mordor.

Todos devem concordar que depois de múltiplos jogos na Terra Média o universo do nosso querido professor JRR Tolkien nunca teve um jogo como Shadow of Mordor, (Sombras de Mordor) tendo jogos que no máximo recebiam uma avaliação ou notas boas/médias. Possuindo não apenas uma história original como empolgante, seguir os passos de Talion (Nunca Morto) em busca de sua vingança para que sua alma possa descansar é no mínimo animador! O Game mistura o melhor de vários jogos como o Free Running de Assassin's Creed ou um Combate like Batman e claro revoluciona com o Sistema de Nêmesis que vou explicar melhor mais na frente.

Em Middle Earth: Shadow of Mordor, nós somos Talion, um Ranger/Guardião que vive nos Portões Negros de Mordor. Morando nesse lugar "maravilhoso", Talion percebe que as criaturas das trevas, começam a espreitar por essas terras e a mensagem do retorno do Senhor do Escuro começa a assombrar seus habitantes. O game acontece entre os livros O Hobbit e o Senhor dos Anéis, ou seja, Sauron está voltando, Gondor está se enfraquecendo e as forças das Trevas estão prestes a tomar de volta todos os territórios dentro de Mordor.

Talion vive junto com a sua mulher e filho, a mulher deseja fugir para Gondor já que as notícias sobre Sauron já chega aos seus ouvidos, já seu filho deseja ficar e realizar seu papel como Guardião dos portões negros. No início do jogo Talion morre vítima de um ataque dos capitães de Sauron. Primeiro Talion é obrigado a ver sua família ser morta e depois ele próprio é morto em uma espécie de ritual negro. Ao invés de ir para o mundo dos mortos, Talion é possuído por um espírito poderoso (Celebrimbor) que busca a vingança e que também busca descobrir quem ele é, já que o espírito não possui memórias do passado. E é assim que começa o game.


Como dito antes, é como a saga Arkham ou AC na Terra Média. Ao invés dos punhos, você usa uma espada, uma espada quebrada que acaba tomando o papel de adaga e todas as habilidades que o espírito que possuiu Talion oferece, que vão de um arco e flecha espiritual ao poder de aterrorizar e até controlar os Orcs e Uruks do jogo.
O game é bastante violento(na boa mesmo é violento pra caralho '-'). Você tortura e brutaliza inimigos com uma facilidade incrível, mas não ache que se trata de um jogo fácil, pois não é bem assim.
O Sistema de Nêmesis, onde temos soldados especiais do exército de Sauron, os Capitães e Chefes de Guerra, eles caçam você por Mordor, afinal a sua presença lá não é nada bem-vinda. Esses inimigos são muito mais fortes do que o comum,sendo estes imunes a várias artimanhas de Talion, como ataques Stealth ou tiros de arco e flecha. Para derrotá-los, você tem algumas alternativas como ir na força bruta e enfrenta-los se arriscando ou torturando outros soldados e obtendo informações sobre esses capitães.





Por exemplo, se o capitão fulano tem ou não medo do fogo. Caso ele tenha, você pode usar uma flecha de fogo no capitão e ele vai ficar com medo, perdendo por alguns instantes parte da sua invulnerabilidade.

Quando eu estava zerando, eu precisava derrotar alguns capitães para conseguir infiltrar um Orc controlado por mim na hierarquia deles...enfim, esse Uruk em especifico não tinha força bruta, mas sua armadura lhe garantia uma espécie de defesa absoluta e como esse Uruk atacava a distância eu não só não conseguia atacar de surpresa como não conseguia uma abordagem mais direta e não preciso nem dizer que ataques com o arco eram inúteis. Então depois de morrer 8 vezes elevando o nível do meu matador, lembrei que poderia interrogar Orcs não só para descobrir as fraquezas do FDP como para fazer com que o traíssem no momento do combate. No final das contas o miserável tinha fraqueza quando entrava em contato com o fogo e aquela seria a minha investida fatal! Eu praticamente guiei ele a todos os lugares onde eu poderia provocar explosões e queimar ele...e claro que a ajuda dos Uruks que eu tinha controle foi bem vinda.

A quantidade de inimigos presentes em uma batalha é inacreditável em algumas vezes, fato esse que muitas vezes torna sair vivo da treta praticamente impossível, tornando a fuga a melhor opção. enfrentar 30 inimigos não só é uma realidade possível como constante no jogo, por isso ser discreto é uma grande vantagem na maior parte das vezes, mas é divertido demais promover carnificinas e batalhar contra muitas vezes centenas de Orcs no melhor estilo Neo vs Agentes Smiths. Caso você morra (e sim isso vai acontecer várias vezes), o Capitão que te matou vai subir de nível. Ou seja, você pode dar level up nos inimigos ao morrer para eles. Caso um soldado normal mate você, ele é promovido a capitão e, caso não haja uma vaga disponível pra ele como capitão no exército de Sauron, ele desafia outro capitão pelo posto dele e o mata, ou morre tentando. Então evite morrer para que todo o seu esforço destruindo as forças inimigas não seja em vão.

Explorar Mordor e ir enfrentando os diferentes tipos de inimigos como Orcs, Uruks e suas diferentes classes, Caragors, Graugs e outros é muito legal, apesar de você sentir a falta de contato com NPC's humanos,grandes cidades e até mesmo maior número de personagens secundários com os quais você poderia interagir




No começo, há uma missão onde você deve caçar um certo número de War Chiefs de Sauron e cada um deles tem uma guarda composta por 2 ou 3 capitães. Para facilitar a sua vida, você pode matar os capitães antes de mais nada, mas isso acaba se tornando uma missão que vai gastar boas horas de você e que vai te fazer caçar pelo menos uns 10 capitães (às vezes mais, já que se você morrer pra um soldado normal tentando matar um War Chief, esse soldado vira guarda costa dele) e isso é bem trabalhoso, ainda mais quando você não desenvolveu seus poderes e não é praticamente uma morte ambulante, como mais para frente no jogo.

Há bastante missões paralelas em Mordor, porém é ai que o game não se torna digno de um 10...Por quê ? Porque é a mesma coisa, são missões que não se diferenciam em nada uma da outra e não são nem um pouco profundas ou oferecem um enredo bom (Parece que estão ali apenas para fazer volume)...as vezes não contendo nenhuma. Existem missões para obtenção de melhorias para equipamentos e a ajuda aos escravos que estão sendo obrigados a trabalhar para os Orcs e sendo oprimidos por eles.
Sobre a história, o principal dela é a relação entreTalion e Celebrimbor (o espírito que toma conta de você e que te dá todos os poderes sobrenaturais) são personagens super interessantes e,você realmente se importa e quer saber mais sobre a história de ambos, ainda mais Celebrimbor, que foi o forjador dos Anéis do Poder. Além deles, há alguns coadjuvantes que lhe ajudam a sobreviver aos perigos de Mordor e até há a presença de Gollum, que ajuda Celebrimbor a recuperar parte de sua memória por meio dos artefatos forjados por ele em algumas missões.




A trilha sonora do jogo também ficou excelente, com as músicas combinando muito bem com os
ambientes e momentos do game. Quanto à dublagem brasileira, ficou simplesmente sensacional, da para ver que estamos evoluindo demais na dublagem em games no Brasil! Gostei de todas as vozes, inclusive das vozes dos Orcs.



Bom vocês devem estar se perguntando: "vale ou não apena jogar ?"...cara...CARA...VALE DEMAIS!
Não vou mentir que ao termino do modo história o game vai morrer para você, a menos claro que você curta ficar apenas correndo por ai e matando geral,mas se você curte ter um objetivo mais trabalhado e profundo...nop, não tem missões secundárias nesse estilo. Porém o tempo que você vai gastar no modo história, mais exploração, mais dominação de territórios e mais caça de criaturas de Mordor vai fazer a compra valer cada centavo com toda certeza! E agora que foi confirmado que o game terá um continuação fica a certeza que vai evoluir muito! Então meu veredito final é que vale apena dar esta oportunidade ao game e, minha nota final é 8,9!







Apphu^^
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